Quem é que não conhece o rally mais famoso do mundo?? Para quem não sabe, teve as suas origens à cerca de 28 anos na garagem do Sr "Antone" Pardelho, altura em que ele fazia umas grades de ferro na sua serralharia, e como aquilo tinha dado para o torto, saiu uma armação para o seu Vauxall vermelho cor de Ferrari, e aí começou a verdadeira história do todo-o-terreno. Na altura, como não havia grandes patrocínios, o máximo que se conseguiu foi uma corrida desde a Rua do Bairro até à poça da Gandra, com um dia de intervalo, a meio da prova, no tanque da Micas.Para comemorar os 30 anos do Dakar, a organização decidiu voltar às origens, ou seja, à Rua do Bairro, e fazer de novo o Bairro Dakar. Segundo fonte segura, consta-se que já existem equipas que estão a ser formadas, mas a que os adeptos mais aguardam pera ver é a equipa da casa, a BairroSchlesser-Casa Gomes. Quanto aos pilotos já estão definidos, Moizas e Rato (já é conhecida a sua perícia em atravessar nevoeiros e afins, logo as tempestades de areia serão canja para eles...), peça-chave nesta equipa é o mecânico, Capitão Veloso não deixa os seus créditos por mãos alheias, estando já a desenvolver o carro (e fala-se que até bufadeiras à frente tem...), que terá certas parecências com um corta-pilas (também só percebe disso... e como não tinhamos mais ninguém... enfim, foi o que se pode arranjar por estas bandas), de salientar a pá dianteira do carro, que até não foi mal pensado, sempre que o carro ficar enterrado nas dunas ele saca a areia (e esta eihhhhhh???!!!). Quanto ao patrão da equipa, Pardelhon, alto magnata da zona, conhecido pelas suas penthouses na zona rica do Bairro, decidiu contratar 4 seguranças privados (Jácome, Cunha, Valter e Michel... enfim, não tinhamos mais tasqueiros disponíveis!!) para resguardar o carro, não vá aparecer aí algum papparazzi e os lucros das vendas futuras do carro forem por água abaixo. Foi muito dificil arranjar patrocínios para a equipa, mas com muito esforço lá se conseguiu o guito necessário. O maior patrocinador é a Casa Gomes (ofereceu fruta para os pilotos...), temos também o café do Queco (um baralho de cartas com 15 anos, todas rompidas, para os seguranças...), o bar Apeadeiro (emprestou um rádio comprado nos marroquinos para o mecânico ouvir a Rádio Renascença enquanto arranja o carro, não esquecendo o quadro da gaja nua que todos os verdadeiros mecãnicos têm nas suas oficinas (coisas de macho!!!!)).
Por fim, o patrocinador oficial da prova irá ser o Café Miradouro, tendo passado, e de longe, a oferta do antigo patrocínador, o Euromilhões, não dando sequer hipótese ao resto da concorrência... (os outros foram ameaçados que se viessem à reunião que se decidia qual seria o patrocínador da prova, que, o cinturão negro Fontinha, iria dar cabo a quem não pertencesse à zona do Bairro...). Traremos mais novidades nos próximos tempos sobre o evento.
A direcção da prova aguarda mais inscrições!!! Temos que ter guito para a cerveja que se consome na dona Céu quando se joga à sueca...